Quem faz dieta já está acostumado a ter a aveia no prato todos os dias, mas nem sempre sabe o porquê esse alimento é tão recomendado para quem busca uma vida mais saudável. Ela é cheia de benefícios, olha só:

– Ajuda a reduzir a absorção de colesterol e glicose (bom para os diabéticos).
– É rica em fibras que auxiliam no funcionamento do intestino
– Rica em proteínas, lipídios e minerais.
– Retarda o esvaziamento gástrico que resulta na sensação de saciedade, auxiliando no controle de peso.(Isso, por conta da fibra solúvel presente na aveia, conhecida como ß-glucana)
– Este super cereal também possui uma capacidade antioxidante que auxilia na prevenção do aparecimento de doenças imunológicas, gastrointestinais, metabólicas e cardíacas.
– O consumo regular da aveia também fornece mais energia ao corpo
– Reduz os níveis do mau colesterol no sangue (LDL).
– É de baixo índice glicêmico, ou seja, fornece energia lenta e continuamente, reforçando o estoque de glicogênio muscular sem causar picos de insulina. Ou seja, como a batata doce, ela diminui a fome e ajuda a gastar calorias.

O recomendado por dia é cerca de 40 gramas. Em excesso pode trazer alguns efeitos colaterais como: inchaço, desconforto abdominal e gases.

O uso dela é super fácil e versátil. Pode ser consumida crua com frutas, pode ser cozida em mingau por exemplo; ou ainda, usada como ingrediente para fazer bolos, panquecas e outros.

Temos algumas receitinhas que levam aveia:

Bolo de cenoura low carb

Over night oats

E aí, vai aderir?