Esse é um post para intolerantes a lactose e não intolerantes. Para os que são, temos uma preocupação em comum: o cálcio. Para os que não são, mas estão em busca de vida saudável, emagrecimento, ente outros, o gergelim é para você também. Saca só!

Vamos começar dizendo que o leite é um mito. Absorvemos só 32% do cálcio que tem nele, e essa não é nem a única e nem a melhor fonte. (Assisti um vídeo muito informativo e esclarecedor, do Dr. Lair Ribeiro – nutrólogo e cardiologista, sobre os mitos do leite. Assite que vale a pena!)

Um alimento que é rico em cálcio é o Gergelim, pitico do jeitinho que é, é uma dessas fontes, e muito mais.

As sementes de gergelim são ricas em manganês, cobre e cálcio, contém Vitamina B1 e Vitamina E.  Elas também contém fitoesteróis, que bloqueam a produção de colesterol. Os nutrientes do gergelim são melhores absorvidos se triturados antes do consumo. Contêm uma grande variedade de princípios nutritivos de grande valor: lípidos, ácidos graxos insaturados, lecitina, proteínas, vitaminas (E, B1 e B2) minerais e oligoelementos. (Fonte: Wikipedia)

O grão ainda possui grande quantidade de lecitina, um componente essencial no tecido nervoso que intervém na função das glândulas sexuais e facilita a dissolução das gorduras, evitando que elas se depositem nas artérias. O conteúdo protéico do gergelim também é bastante interessante, já que possui proteínas de alto valor biológico, facilitando a absorção desse nutriente no nosso organismo. Além disso, o gergelim também atua na estimulação do sistema imune, na prevenção de doenças como a osteoporose e o bériberi e na proteção contra o câncer, devido à ação antioxidante.

Ele aumenta a saciedade porque tem uma carapaça de nutrientes que, até ser quebrada para que ocorra a absorção do alimento, precisa de tempo.O gergelim em si não emagrece, mas alguns nutrientes encontrados nele, como as fibras insolúveis, contribuem para regularizar o trato intestinal. Além disso, é ótimo para controle de glicemia sangüínea, pois proporciona maior duração da saciedade e contribui para a boa disposição.

E exatamente o fato dele ser rico em cálcio, faz com que ele ajude no controle da massa corporal gorda, agindo não só na lipólise, que é a quebra de gordura, como na inibição da lipogênese, o armazenamento de tecido adiposo.

Composição nutricional do gergelim:

tabela-nutricional-gergelim

Fontes: