Se você buscar no Google o termo “Benefícios de pedalar” vai encontrar 1.340.000 resultados para o seu problema. E mais  549.000 se digitar “benefícios de andar de bicicleta”, e vai encontrar muito mais se continuar buscando por termos relacionados.  Não que sejam quase ou mais de 2 milhões de respostas diferentes, mas são milhões de resultados querendo te convencer dos benefícios de subir na magrela e sentir o vento na cara. E esse já é um dos benefícios.

Outro benefício é que ciclista vê o que ninguém (ou quase ninguém) de carro vê: os detalhes da paisagem. A flor no caminho, o filhote de passarinho, o canto, os cheiros bons ou ruins, o caminho desconhecido. Mas se você quer ser convencido, te dou motivos ‘mais concretos’. Tem vários, ó:

Combate estresse e depressão: As contrações cardíacas tornam-se mais eficazes e, com isso, o sangue chega mais rapidamente ao cérebro, diminuindo, assim, a incidência de ansiedade, angústia e depressão.

Emagrece: Combinadas a uma dieta saudável (de preferência acompanhada de um bom profissional), as pedaladas auxiliam na perda de peso, no controle de peso, além de favorecer o emagrecimento, reduzindo a gordura corporal.

Te deixa feliz e ajuda a dormir: O ato de pedalar estimula a liberação das endorfinas (morfinas endógenas – que fazem com que o indivíduo seja mais feliz), aumenta também os níveis de serotonina (o chamado hormônio da felicidade), gerando o relaxamento, fatores essenciais para um sono saudável.

Reduz colesterol e triglicérides: Com a prática constante do ciclismo, ocorre consumo das gorduras e diminuição do colesterol total e LDL (colesterol ruim), além dos triglicerídeos.

Diminui a pressão arterial: Pedalar com frequência tonifica os casos saguíneos e faz com que relaxem mais facilmente, o que contribui com a diminuição da pressão arterial.

Aumenta a imunidade: com a melhora na contração cardíaca, o sistema imune fica estimulado e eleva a produção de glóbulos brancos, ajudando o organismo a defender-se de vírus e bactérias. (Comprovado e indicado pelo meu otorrino)

Melhora a Respiração: O esforço das pedaladas aumenta a frequência cardíaca, melhorando oxigenação dos pulmões e dos tecidos.

Essa eu vou falar baixinho: Melhora relações sexuais. Como ocorre uma tonificação dos vasos das coxas e das pernas, a irrigação sanguínea nos órgãos genitais e vasos pélvicos é intensificada, o que da um up na hora H. (Fonte: Uol)

beneficios-da-bicicleta-por-minuto

Quer mais motivos para começar a andar de bicileta?

– Comprar uma bike custa 30 vezes menos do que comprar um carro popular.

– Pedalar ao ar livre te ajuda a manter o nível de vitamina D satisfatório.

– Você faz mais amigos pedalando do que dirigindo 😉