O artigo de hoje é de uma convidada, a Cléo Morgause. Ela se propôs a ficar 45 dias sem açúcar artificial, pela boa saúde e por uma barriguinha mais enxuta, e vocês sabem o quanto fica sem doce é difícil para as mulheres, ainda mais em certa fase do mês né? Querem saber quais foram os resultados e as alternativas aos doces? Leiam o relato dela abaixo:

Tem mais ou menos uns quatro anos que eu tento manter uma dieta saudável, com quase nada de fritura, gordura, junk food, álcool, refrigerantes. Mas o mais difícil é foi conseguir parar de comer doces, principalmente os de chocolate.

No início eu tentei fazendo o “dia do lixo” onde eu seguia a minha dieta longe de doces durante 6 dias na semana e 1 único dia, sábado ou domingo, eu me permitia comer doces.

O problema é que isso não foi o suficiente para que eu conseguisse diminuir a minha gordura abdominal, que foi o principal objetivo de ter iniciado essa dieta.

Então decidi por mim mesma cortar açúcar do 0 por 45 dias. Açúcar nesse caso apenas o industrializado. Não foi promessa de nada, não esperei nem mesmo a quaresma para isso, mas coloquei isso como meta. 45 dias sem açúcar.

Na primeira semana foi até fácil, até eu ficar de TPM e ficar louca por um chocolate. Foi quando eu comecei a buscar por alternativas de doces diets. Além disso, em casa e no cafezinho substituí o açúcar por sucralose. Barras de cereais, iogurtes, bolos, chocolates, chicletes, tudo eu consegui substituir por opções diets. Até mesmo leite condensado diet eu descobri que existia por causa dessa dieta (amém).

Também tive que ter muita força de vontade. Convivo com pessoas que consomem doces com frequência. Tenho um namorado que adora comer sorvete e chocotone. Sempre que vou pra casa da minha mãe ou da minha avó, elas fazem alguma sobremesa deliciosa. Mas mesmo com as tentações, consegui me manter firme.

Para não desistir, principalmente nas épocas de mais ansiedade ou TPM, como 3 frutas por dia. Entre elas a banana que é rica em frutose e proporciona saciedade em relação ao doce. Outra opção que a minha nutricionista sugeriu foi o mel. Até duas colheres de sopa por dia. Achei um exagero pois quando fico com muita vontade de comer doce só como uma colher de sobremesa me sinto satisfeita.

Outra coisa que me ajudou foi o chicletes de melancia da Trident. Ele é bem docinho e ajuda a aliviar a vontade.

Em casa, ainda brinco com o “dia do lixo” mas com produtos diets. Tenho creme de avelã diet, doce de leite diet, pudim de chocolate ou baunilha diets e várias sobremesas que me permitem provar um gosto diferente das frutas que consumo durante a semana.

Mas eu te digo uma coisa, o que mais me ajudou mesmo foi a minha cabeça. Em todos os momentos ou oportunidades que apareceram de comer doce eu pensava: “você está fazendo esse sacrifício há tanto tempo, por que jogar tudo fora agora?”.

Alguns resultados

Hoje fazem 23 dias que estou nessa dieta, perdi 1cm de gordura abdominal e 1kg. Sem falar que os resultados vieram ainda nas primeiras semanas. Com menos de 10 dias, minha barriga estava menos inchada. Não parece muito, mas devo levar em conta que mantenho uma dieta balanceada ha muito tempo, precisava fazer mais esse ajuste pra conseguir melhores resultados.

No dia 46 vou publicar um foto no meu Instagram e no meu diário eletrônico do antes e depois dessa dieta. E posso te dizer uma coisa, não é necessário fazer regimes e dietas radicais para emagrecer ou conseguir chegar no peso ideal. Não é necessário deixar de comer o que gosta para alcançar seus objetivos, desde que você não queira ser fisioculturista, porque nesse caso sim, você não pode olhar para um doce, mesmo que seja diet (rss).

Saúde em primeiro lugar

Também não precisa prejudicar sua saúde para conseguir isso. O que precisa é consultar um médico (endocrinologista e nutricionista), e ter muita paciência. Os resultados podem ser demorados e isso pode te fazer desistir, mas basta um pouco de paciência que seu objetivo será alcançado a longo prazo. O que você mudar hoje, refletirá amanhã, nunca se esqueça disso.

Outra vantagem de se ter uma dieta saudável reflete também na qualidade de vida: sono melhor, maior disposição, menos ansiedade. Perder peso, é apenas uma consequência de toda a mudança.

Cléo

Cléo é analista de e-commerce mas é apaixonada por gastronomia e ginástica. Ela mantém um diário virtual onde compartilha seus achados e experiências. Divide sua semana entre academia, estudos e trabalho, e ainda inventa tempo pra fazer bagunça na cozinha. Visite www.diariodeumavidasaudavel.com ou siga no Instagram @d_vidasaudavel ou @cleomorgause