Recebi um email e achei que merecia um post – até porque a resposta dele já tinha virado praticamente um post.
Uma leitora me pediu dicas de livros que ensinem a fazer substituições pra quem está começando na vida saudável ou descobriu há pouco as restrições alimentares e está se adequando. Já acho o máximo quem busca fazer essa substituição sem procurar os industrializados, porque né, saudável que fica 3 meses na prateleira sem vencer, não é lá tãããão saudável assim.

Então, resolvi fazer uma lista dos livros que gosto e recomendo, mas digo sinceramente: nada substitui teste. Se nenhum dos livros tem aquela receita maravilhoso do bolo que você adora, arregaça as manguinhas, pega caneta e um caderninho, balança e mãos a obra. Dá trabalho, dá errado muitas vezes, mas a sensação de quando dá certo é maravilhosa. Garanto!
Aliás, nenhum livro é um manual completo da culinária funcional, nenhum tem todas as instruções, substituições, e tudo o mais.
Nesse processo, o que a gente precisa aprender é: pra que serve cada ingrediente dentro de uma receita, encontrar um substituto que cumpra a mesma função, adequar ao paladar e testar.

Então, vou começar com o que acho mais completo nesse sentido:

Receitas Especiais sem Glúten
Explica cada opção de farinha sem glúten, propriedades e pra que serve. Acho isso bem legal! Tem receitas que vão da panificação a confeitaria, a culinária trivial. Recomendo muito! (Clique aqui para ver preços e outras infos)

receitas sem glúten

Todas as Técnicas Culinárias – Le Cordon Bleu
Não é dos mais baratos, mas tá na categoria dos que super valem cada centavinho. Nâo é voltado a cozinha funcional, mas são coisas que todo cozinheiro precisa saber, mesmo que seja pra cozinhar em casa, com mais propriedade, rsrs. Muitas dicas, tudo ilustrado e acho bem didático. (Clique aqui para preço e outras infos)

le cordon bleu

Sabor sem Glúten
Receitas com lactose, mas que podem ser facilmente adaptadas para versões completamente sem leite.
São mais de 100 receitas testadas e aprovadas. Acho esse livro bem bacana e já sorteei um aqui no ano passado. E o preço é camarada. (Clique aqui para preço e outras infos)sabor sem glúten

Detox 
Da chef Andrea Henrique, que assina o cardápio (e sócia) do Pomar Orgânico, um espaço que estou louca pra conhecer, no Rio de Janeiro, que tem como sócios ninguém menos que a própria Chef, Giovana Antonelli e Reynaldo Gianechinni. (Clique aqui para ver preço e outros infos)
detox

Gaia – o Lado oculto das plantas
Eu gosto desse livro porque ele me ajuda a entender parte das coisas que eu questiono naqueles momentos filosóficos, também chamados de: não tenho nada pra fazer. Tipo: quem será que descobriu que cozinhando batata ela é boa pra comer? Como será que foi isso?
Questiona essas coisas da vida também? Então, migs, tamo junto! (Clique aqui para saber sobre preço e outras infos)

Vó Leninha em: O aniversário de Isabela
Esse eu ainda não tenho, mas quero MUITO. Receitas da queridíssima Lidiane Barbosa, ilustradas com muita fofura. Voltado principalmente para satisfazer o gosto dos pequenos – mas né, quem é que não gosta de comidinhas de festa?! (Clique aqui para ver onde compra, preço e outras infos)
vó leninha-lidiane barbosa

Culinária Funcional para pessoas diagnosticadas com Câncer
Receitas super dia a dia, deliciosas, todas isentas de alérgenos. Comprei o meu em São Paulo, porque a primeira coisa que faço quando chego lá é ir para as livrarias. (Clique aqui para saber sobre preço e outras infos)

Receitas para toda a família
Sem glúten ou laticínios e algumas sem ovos, fermento, grãos ou cítricos – que também são ingredientes que comumente geram alergias alimentares. (Clique aqui para preço e outras infos)
receitas sem glúten lactose

E agora vou reforçar o que disse: nenhum deles vai dizer exatamente como substituir, com qual medida exata. O negócio é testar, testar e testar. Entender cada receita, entender cada ingrediente e pensar a substituição adequada – nem que pra isso você precise usar 4 farinhas diferentes e formar um mix para aquela receita.
E sempre agregando ingredientes que além de simplesmente substituir o trigo ou o leite, agreguem valor nutricional às preparações, que é o mais importante.

Obs1: Livros de culinária vegana ajudam muito a ter ideias de comidinhas sem leite e derivados.

Obs2: Ainda temos poucos livros em português sobre panificação e confeitaria sem glúten e lácteos. Tenho dois que vieram dos EUA, e uma lista de desejos já pesquisada. Se tiverem interesse, é só falar que posto também.

Tem mais dicas de livros? Deixe seu comentário aqui e vamos aumentando nossas opções! 😀