Coloridas e saborosas, as receitas de água aromatizadas quebram a monotonia do dia a dia na hora de se hidratar-se e deixam os dias mais refrescante.

Ai, eu te pergunto: quanto você já ingeriu de Água hoje?

O Guia Alimentar para a População Brasileira do Ministério da Saúde, orienta que, em geral, devemos consumir pelo menos 2 litros (6 a 8 copos) de água/dia. Mas, será que você ingere essa quantidade? Sabe por que ela é tão importante e quais são os papéis que desempenha em nosso organismo?

A água não é apenas um líquido que bebemos para matar a sede, ela possui diversas funções no nosso organismo como: o transporte de nutrientes; a remoção de materiais residuais e toxinas (urina e fezes); o controle e a manutenção da temperatura corporal; além de participar de inúmeras reações químicas internas. Com temperaturas acima dos 35°C, a desidratação se torna consequência. Por isso, é importante criar o hábito de beber água regularmente ao longo de cada dia.

DICA

É essencial sempre ter à mão uma garrafinha de água, isso contribui para a construção do hábito e ainda faz com que você se lembre de beber água.

DICA 2:

É necessário beber água antes de sentir a boca secar, ‘’ boca seca’’ já pode ser considerado um sinal de desidratação.

DICA 3:

Você já ouviu falar, leu ou bebeu “Águas aromatizadas”?

Elas são ótimas opções de reposição hídrica e ainda se destacam pelas propriedades funcionais dos ingredientes que você seleciona para compor sua água.

Por exemplo, a água aromatizada com limão e hortelã, combinar esses 2 alimentos reflete em benefícios para seu organismo. O limão por ser rico em vitamina C e ácido cítrico, estimula a absorção do ferro pelo organismo e contribui para o sistema imunológico. A hortelã auxilia na desordem no sistema digestivo como: prisão de ventre; gases; dores abdominais e/ou estômago.

Não vale a pena consumir? Além de realizar a sua reposição hídrica é possível se beneficiar de inúmeros componentes químicos e funcionais presentes nos alimentos que compõe água aromatizada.

Receita 01

Água aromatizada com morango e manjericão

Ingredientes

  • 1 garrafa de água bem geladinha (cerca de 750ml ou 1 litro);
  • ½ xícara (chá) de folhas de manjericão fresco;
  • 1 xícara de (chá) de morango em fatias
  • Modo de preparo

    Em uma jarra coloque 1 xícara de água, acrescente o manjericão e os morangos. Deixe na geladeira por cerca de 2 horas. Quando for levar para o trabalho, faculdade, escola ou servir para os amigos, complete com o restante da água.

    Rendimento: 10 porções

    Valor calórico: 5kcal/porção.

    Receita 2

    Água estralada

    Ingredientes

  • 1,5 litros de água com gás;
  • 3 unidades de anis-estrelado;
  • 1 carambola média – madura e cortada em fatias;
  • 1 kiwi médio;

  • Modo de preparo

    Em uma jarra coloque 1 xícara da água, acrescente o anis-estrelado, a carambola e o kiwi. Deixe na geladeira por cerca de 2 horas. Quando for levar para o trabalho, faculdade, escola ou servir para os amigos, complete com o restante da água.

    Rendimento: 10 porções

    Valor calórico: 14kcal/porção.

    Aproveite! É refrescante e cheio de nutrientes! =D