O frio chegou aqui na fronteira. E com ele chega também àquela vontade de consumir alimentos mais quentes. Você já pensou em fazer um delicioso brownie sem glúten e sem leite, de grão-de-bico, para comer no domingo à tarde vendo um filme bacana? Sim, eu disse grão-de-bico!!!

O grão-de-bico é uma leguminosa fonte de proteínas, carboidratos, minerais, vitaminas e fibras. Ele se destaca por ter melhor digestibilidade do que outras leguminosas, como o feijão, ervilha, soja e lentilha, além de ter melhor disponibilidade de ferro. Seu percentual de digestibilidade está entre de 64 a 79%, dependendo da origem do grão-de-bico.
A leguminosa é uma fonte importante de minerais, principalmente cálcio, magnésio, fósforo e potássio, bem como de vitaminas, como a riboflavina, niacina, tiamina, folato e precursores de vitamina A (betacaroteno). Com a leguminosa pode-se fazer receitas salgadas e doces, e, aqui segue a receita de um delicioso Brownie de grão-de-bico.

Brownie de grão-de-bico e cacau

Ingredientes
• 2 ovos orgânicos
• ½ copo de cacau em pó
• 1 colher de sopa de óleo de coco
• 1 copo de grão-de-bico deixando de por 8 horas bem cozido e escorrido
• ¼ de copo de açúcar mascavo
• ¼ de copo de melado de cana

Modo de preparo

Deixe o grão-de-bico de molho por 8 horas. Pré-aqueça o forno a 180°C e unte a fôrma com óleo e cacau em pó. Quebre os ovos um por um e retire e película transparente para eliminar o cheiro e suavizar o sabor dos ovos. Coloque todos os ingredientes no processador de alimentos e bata até formar uma mistura bem homogênea. Coloque na fôrma untada e leve ao forno por 20 minutos.

Rendimento: 8 unidades
Tempo de preparo: 8 horas de molho + 40 minutos de preparo.

É delicioso e ainda rico em fibras, vitaminas e minerais. Indico essa receita para se consumir com leite de amêndoas com cacau. Hummmm
Ou ainda, com o sorvete sem leite delicioso que tem receita aqui no blog.
OBS: Receita extraída do livro Bela Cozinha I