FAO – Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação celebra desde o ano 1981 no dia 16 de Outubro o Dia Mundial da Alimentação. Na atualidade é celebrado em mais de 150 países e nos últimos anos, cerca de 150 milhões de pessoas superaram a extrema pobreza graças a programas de proteção social.

O Dia Mundial da Alimentação é uma ocasião para chamar a atenção do mundo sobre o papel crucial desempenhado pela proteção social na erradicação da fome e da pobreza e uma importante ferramenta para conscientizar a opinião pública sobre as questões da nutrição e alimentação.

Para cada ano, a FAO dita um tema para celebrar o dia. No ano de 2000 o tema foi: ‘’ O Milênio sem Fome’’, para 2015 o tema proposto foi:

’Social Protection and agriculture: breaking the cycle of rural poverty – Proteção Social e Agricultura: quebrando o ciclo da pobreza rural’’.

Lembrando que alimentação saudável é aquela preparada com higiene, que oferece todos os nutrientes adequados para cada pessoa. Os nutrientes são: proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas, minerais, fibras e água. Esses nutrientes são responsáveis, pelo crescimento; desenvolvimento; e fortalecimento e auxiliam ainda, na prevenção de diversas doenças.

Um prato saudável é composto por alimentos de qualidade, equilibrados e livres de contaminação microbiológica e agentes físicos, químicos ou biológicos (agrotóxicos).  Um ser humano saudável é aquele que vive em bem-estar físico, mental e social.

A alimentação inadequada pode ser a causa e/ou contribuir para danos a saúde. A falta ou excesso de alimentos pode levar ao desenvolvimento de várias doenças como: desnutrição, obesidade, síndromes metabólicas, diabetes, hipertensão e etc. Todas as pessoas têm o direito humano a uma alimentação saudável em todas as fases da vida.

Assista o vídeo da campanha: