Que leites vegetais são uma ótima opção para intolerantes a lactose e alérgicos a proteína do leite de vaca, você já está careca de saber! Mas eu aposto que você não sabe fazer uma receita delicinha de “Pavê de Paçoca” #semleitedevaca #semsoja #seaçúcarrefinado #semglúten

Eu duvido! Por isso vou deixar aqui uma dica bem bacana para você fazer no final de semana, e garanto que vai lamber os dedos!

Sabe o leite de amêndoas que você aprendeu fazer no post anterior? Então, vamos usar ele agora e de uma maneira ainda mais simples, vamos lá!

Leite de amêndoas

Ingredientes
– 1 xicara de amêndoas doce sem casca;

– 2 xícaras de água filtrada.

Modo de preparo

Em uma tigela funda, coloque amêndoa e cubra com água. Deixe de molho e cubra com filme PVC, de 8 a 12 horas (não deixe ultrapassar às 12 horas). Escorra e lave em água corrente. Coloque as amêndoas e a água filtrada no liquidificador. Bata bem e coe.

Dica: os resíduos da amêndoa batida podem ser usados em outras receitas, como massa de cookies ou de bolos.

Agora vamos para receita deliciosa que utilizamos o leite de amêndoas

Pavê de paçoca

Ingredientes

– 1 ½ xícara de leite de amêndoas
– ½ xícara de chá de açúcar orgânico
– 6 colheres de sopa de amido de milho
– 1 xícara de chá de pasta de amendoim sem açúcar
– 1 colher de sopa de licor de amendoim
– 150g de biscoito sem lactose e sem glúten
– 1 xícara de xerém de amendoim para polvilhar

*O xerém de amendoim é utilizado na preparação de bolos, biscoitos, tortas, farofas e também pode ser consumido puro, ou salpicado sobre algum prato já pronto (nada mais é, do que o amendoim triturado até o ponto de farelo ou grãozinho).

Modo de preparo

Forre uma fôrma de bolo inglês com papel-alumínio e unte com óleo vegetal. Em uma panela, misture bem o leite (reserve ½ xícara) com o açúcar e o amido. Leve ao fogo, mexendo sempre até engrossar. Retire do fogo e junte a pasta de amendoim. Mexa bem até obter uma mistura homogênea. Reserve até esfriar um pouco. Em uma tigela, misture o leite reservado como o licor. Passe os biscoitos rapidamente nessa mistura. Espalhe um pouco do creme no fundo da fôrma e monte o pavê alternando camadas dos biscoitos e do creme, mas finalize com o creme. Cubra com filme de PVC e leve á geladeira por 8 horas. Pouco antes de servir, desenforme e polvilhe com o xerém de amendoim.

Tempo de preparo: 40 minutos + o tempo gelando.

Rendimento: 6 porções.

Faz e depois conte para nós como ficou! =D