Tapioca é o nome dado para diferentes produtos obtidos a partir da GOMA DA MANDIOCA. No Sudeste chamam de Tapioca os disquinhos tostados em chapa ou frigideira e recheados com produtos diversos. No Nordeste, o mesmo nome serve para definir também uma farinha dura e granulada que precisa ser hidratada antes de ser usada. Essa é à base do tradicional bolinho de estudante, famoso na Bahia, e do cuscuz (feito com leite de coco).
No Norte do Brasil, a palavra TAPIOCA define a farinha de mandioca crocante, que lembra uma pipoca pronta e é usada para consumo imediato, geralmente com pasta de açaí.

No resto do mundo, vários produtos derivados da fécula da mandioca também são chamados de tapioca. Na Ásia, por exemplo, existe uma versão semelhante ao sagu que é utilizada em cremes e bebidas. São produtos similares, mas com texturas diferentes, e todos provenientes da mandioca, variando principalmente no tipo de manipulação e aplicação. Em algumas preparações, como cuscuz de tapioca e pudim, é necessário deixar a farinha de tapioca – que neste caso é a granulada e dura – de molho em água ou leite por certo tempo, para que hidrate. É possível encontrar a farinha de tapioca já pronta para ir à frigideira, mas hidratá-la em casa, na hora, é fácil e o resultado é uma farinha mais macia.

Por ter sabor neutro, a tapioca permite além de diversos usos, muitas possibilidades de recheios, o que proporciona ao intolerante ou alérgeno seu uso. Além do baixo valor calórico relacionado ao famoso pãozinho francês a tapioca é uma excelente pedida para os pacientes. A tapioca pode ser utilizada no café da manha, lanche da tarde e ou no jantar. Escolha o seu e se delicie =D

Dica de receita – Sobremesa de tapioca
Taça de abacaxi caramelizada

Ingredientes:

Abacaxi
• 4 colheres (sopa) de açúcar orgânico;
• 2 colher (sopa) de água;
• 6 fatias médias de abacaxi sem o miolo ;

Taça de Tapioca
• 1 vidro de leite de coco (200 ml);
• 2 e ½ xícaras (chá) de Leite de castanhas;
• 1 xícara de chá de açúcar orgânico ;
• 1 xícara (chá) de tapioca granulada;

Modo de preparo
Abacaxi
Em uma frigideira grande derreta o açúcar até formar um caramelo claro e adicione a água. Espere ferver e junte as fatias de abacaxi, deixando que cozinhem rapidamente e tomem o gosto do caramelo. Pique em pedaços médios e reserve.
Taça de tapioca
Em uma panela misture o leite de coco, o leite de castanhas e o açúcar orgânico e leve ao fogo para ferver. Em um recipiente despeje cuidadosamente a mistura fervente sobre a tapioca, mexendo sempre, e deixe repousar por cerca de 20 minutos, ou até que a tapioca absorva todo o líquido e amoleça. Misture bem e leve para gelar por cerca de 1 hora. Coloque em tacinhas de sobremesa, cubra com o abacaxi reservado e sirva a seguir.

Rendimento: 12 porções
Tempo de preparo: 30 minutos
Tempo total de preparo: 1 hora e 30 minutos
Valor calórico: 240 kcal/porção

Dicas:
• Substitua o abacaxi por banana, maçã, pera, morango e etc.
• Você pode servir esta taça com salada de frutas no lugar da fruta caramelizada. Neste caso, coloque as frutas apenas no momento de servir.