Receitas veganas sempre salvam a vida dos intolerantes a lactose e foi por isso que passei a me interessar e simpatizar mais sobre o assunto. Um dos primeiros sites do assunto que passei a acompanhar quando passei a restringir a lactose foi o Chubby Vegan, que uma amiga me indicou. Acompanho até hoje e pra sempre porque eu adoro as receitas da Naa.

Uma das receitas que mais me chamou a atenção foi essa barrinha de coco. Quando vi a foto achava impossível que não tivesse leite condensado nesse recheio. E não tem. Tem sabe o que? BATATA.

Não torce o nariz! É uma delícia! Sério mesmo. Há tempos eu queria fazer, mas queria uma oportunidade, então, no sábado foi aniversário do meu pai e eu fiz. AMEI!

Receita? Passo sim!

Ingredientes:

– 1/4 xícara (chá) de batatas cozidas e amassadas
– 1 1/2 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro
– Essência de coco (opcional)
– 1 a 1 1/2 xícara (chá) de coco ralado
– Amêndoas cruas (opcional)
– 300g de chocolate meio amargo para banhar

Modo de preparo:

1. Amasse as batatas e coloque em uma bacia com 1/2 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro.
2. Com a ajuda de uma espátula pão duro misture até conseguir uma consistência líquida. Se for utilizar, adicione a essência de coco e misture bem.
3. Junte o açúcar de confeiteiro restante e misture bem até conseguir uma pasta grossa.
4. Por último, junte o coco ralado e misture (Pode ser com as mãos, porque é uma massa bem pesada).
5. Você pode fazer bolinhas, barrinhas, o que quiser.
6. Banhe as barrinhas no chocolate temperado e coloque uma amêndoa por cima. Deixe cristalizar em uma folha de papel manteiga.

barrinhas de coco sem lactose

Observações:

– Sobre o chocolate temperado ou fracionado, a Naa tem dicas aqui. Eu usei uma técnica diferente, que é só colocar a panela do chocolate derretido em um recipiente com água gelada. Deu certo também.

– Dica da Naa para o formato das barrinhas: colocar o recheio de coco em uma forma e depois cortar as barrinhas com o auxílio de uma faca.

E pronto. Minhas amêndoas tinham acabado, então só joguei salpiquei cacau por cima, mas poderia ter ficado sem nada, sem qualquer problema. E por favor, não queiram comparar minhas barrinhas com as dela. A guria é profissa, eu sou amadora. As dela são lindas!

**Não testei uma ‘versão fit’, acredito quê dê pra fazer com adoçante culinário sem problemas. Outro dia teste e conto procêis!