Há dias eu estava com vontade de comer bolo de cenoura. Sabe lembranças de infância, tipo sinestesia assim? Você lembra da imagem, sente o cheiro e o gosto? Então… aconteceu tudo isso.

Fui atrás de uma receita amiga, funcional, sem lactose e sem gluten. Achei no blog da Amábile Kolenda. Adaptei a receita porque quando fui para a cozinha minha mãe já gritou: “Não faz muita coisa que seu irmão fez bolo pra amanhã!”. Então reduzi a receita e me rendeu 7 bolinhos feitos em forminhas de cupcake.

Ingredientes:

– 1 cenoura média picada
– 1/4 de xícara de óleo vegetal
– 1/2 xícara de açúcar demerara
– 1 ovo
– 1 xícara de farinha de arroz
– 1 colher de sobremesa de fermento em pó

No liquidificador bata: o ovo, a cenoura, o óleo e a o açúcar. Quando estiver homogêneo, passe para outro recipiente – uma bacia, e acrescente a farinha (vá mexendo manualmente com o fuet ou outra colher), e por último coloque o fermento.

Para a calda:

Fiz a olho, então vou colocar medidas aproximadas, ok?

– 1 xícara de água
– 1 colher de chá de cacau
– 2 colheres de chá de açúcar demerara
– 1 colher de chá de margarina sem lactose

Leve ao fogo baixo e vá mexendo, mexendo até engrossar. Ela vai açucarar depois de um tempinho, tá?

Uma opção é usar ganache sem lactose (tem receita aqui), que também fica uma delícia. Optei por fazer essa por ser mais rápida e mais parecida com a calda das minhas lembranças, que naquela época era feita com leite, e eu fazia buracos com o garfo pelo bolo inteiro e a calda ia penetrando… aiiii meu Deus! Boas lembranças!

bolo de cenoura sem lactose

Lá em casa todo mundo comeu e gostou e não sentiram nenhuma diferença com a farinha de arroz (Eu achei que ficou mais sequinho, mas nada ruim). Essa foi a primeira vez que usei então, ainda preciso acertar o ponto.

Quem vai fazer? Nhamii!