Aqui já temos uma receita de bolo de cenoura low carb, e uma outra receita de bolo de cenoura sem glúten e sem lactose da Amábile Kolenda, que é bem parecida com essa receita, que é do instagram da Dra. Gisela Savioli e me agradou mais. A receita dela e da Amábile são bem parecidas, mas essa aqui usa menos farinha de arroz em relação a quantidade de cenoura, então, o bolinho fica mais macio e mais molhadinho. Então ó, vocês tem 3 opções de bolinhos super saudáveis pra ninguém passar vontade. 😉

Eu fiz em forminhas de cupcake porque pra mim, é mais prático. Faço na máquina de cupcakes, é bem rapidinho.

Ingredientes:

– 4 cenouras orgânicas (300g)
– 1 copo americano de farinha de arroz (150g)
– 1 copo americano de açúcar demerara (200g)
– 3/4 de copo americano de óleo de coco (120g)
– 1 colher de sobremesa de fermento químico
– 3 ovos inteiros

Modo de fazer:

Bata as cenouras, o óleo de coco e os ovos no liquidificador até formar um creme lisinho. Depois, acrescente o açúcar demerara e bata mais um pouco.

Em uma tigela coloque a farinha de arroz e o fermento peneirados.

Acrescente o creme de cenoura e mexa delicadamente até que todas as bolinhas da farinha de desfaçam e a massa fique uniforme.

Se você for colocar em uma forma de bolo, unte com óleo de coco e farinha de arroz e asse em forno pré aquecido em temperatura média.

Calda:

A sugestão da Dra. Gisela é fazer a calda com 150g de cacau e 1/2 xícara de água. Na receita da Amábile, que eu cito lá em cima, tem outra sugestão de calda também, dá uma olhadinha por lá.

Eu tinha em casa um pouco de ganache funcional de biomassa de banana verde, e foi o que usei. Ficou muito, muito gostoso.

E se não quiser fazer calda, não precisa, ele é gostoso assim mesmo!