Na semana passada dedicamos um bom tempo fazendo um bolo Dois Amores. Com a sobra de uma das massas, fiz esse bolinho de caneca que ficou deuso!
Todas as receitas dele já estão aqui no blog mas, para ficar mais fácil e vocês não precisarem ficar procurando receita por receita, vou agrupar elas por aqui. :)

O pão de ló é o mesmo que usei para fazer o Naked Cake do meu aniversário no ano passado. A diferença é que adicionei cacau na massa.

Pão de ló

– 2 xícaras não muito cheias de farinha de arroz
– 1 xícara não muito cheia de amido de milho
– 1 colher de sopa de fermento
– 2 xícaras de açúcar demerara
– 6 ovos (separados – leia bem o modo de fazer, tá?)
– 1 xícara de leite vegetal (usei de coco)

Modo de fazer:

Bata as gemas com 1 xícara de açúcar e reserve. Em um recipiente separado, misture a farinha, o amido de milho e o fermento, todos peneirados. Bata as claras em ponto de neve, não muito dura, e acrescente 1 xícara do açúcar e deixe bater mais.

Nas gemas batidas, acrescente o leite quente, a mistura de farinha, amido e fermento. Bata suavemente com um pão duro. Acrescente as claras aos poucos. A massa fica leve e linda.

Asse em forno pré aquecido a 180º por cerca de 30 minutos. Pode fazer o teste do palito pra saber se está pronto. (Me rendeu duas formas redondas pequenas)

Brigadeiro sem lactose

Ingredientes:

– 1/2 xícara de amendoim
– 2 xícaras de água
– 2 a 3 colheres de sopa de cacau em pó (usei o Dois Frades, da Nestlé, que é 50% cacau, foram 2 colheres)
– 6 colheres de açúcar (usei o demerara)
– 1 pitada de sal
– 1 colher de café de essência de baunilha (opcional – eu não usei)

Para fazer o leite de amendoim: De um dia para o outro (tem que ser pelo menos 8h), deixe o amendoim de molho. Passado esse tempo, jogue a água fora, lave o amendoim e leve para uma panela. Cubra com água (o suficiente para cobrir só), e deixe ferver por 2 minutinhos (Esse processo é importante, se não o leite fica amargo e não queremos isso!).

Agora bata no liquidificador com 2 xícaras de água e coe (guarde os resíduos, eles podem ser aproveitados em outras receitas). Seu leite está pronto! (Reserve um pouquinho para molhar o bolo)

O brigadeiro: Coloque o leite com o restante dos ingredientes na panela (cacau, açúcar e sal) e mexa antes de acender o fogo. Quando estiver bem misturadinho (tenha paciência porque o cacau é chatinho mesmo), aí sim, é hora do fogo. E fogo baixo durante todo o processo, mexendo sem parar.

Mexa sempre, até ele começar a desgrudar da panela. E está pronto!
Algumas leitoras me contaram que fizeram com o amendoim torrado sem casca e deu certo. Eu ainda não testei, mas com certeza fica bem mais prático e rápido o processo.

Na hora de montar, coloquei uma camadinha da massa (despedaçadinha), molhei com o leite de amendoim, uma cada de brigadeiro, outra de massa também umedecida, e mais uma de brigadeiro com confeitinhos em cima para enfeitar.

Dá pra fazer um copo maior e fica lindinho pra servir em uma festinha.