Essa receita é da minha musa mor funcional, a fofa da Lidiane Barbosa. Desde que ela postou a foto dessa Colomba Pascal sem lactose, sem glúten e sem soja, quero testar. Estava numa correria danada, mas ontem a noite deu tempo. E sim, a noite mesmo, fui e fiz  e tô apaixonada. É muito gostoso e é fácil de fazer.

*Eu adicionaria uma única coisa nessa receita: Uma cobertura de ganache funcional. Imagina que delícia?! Não fiz na minha porque foi teste, e quando faço uma receita pela primeira vez, gosto de seguir a risca. Não tirei nem coloquei nadinha, fiz exatamente como ela ensinou. Quer fazer também?

Ingredientes: 

– 2 xícaras de farinha de arroz
– 2/3 de xícara de fécula de batata
– 1/3 xícara de polvilho doce
– ½ xícara de açúcar mascavo
– 02 colheres de sopa de fermento biológico seco instantâneo
– 02 colheres de sopa de óleo de coco
– 01 pitada de sal marinho
– 02 colheres de sopa de raspas de limão siciliano
– 02 colheres de sopa de raspas de laranja
– 01 colher de café de fava de baunilha
– 02 colheres de sopa de chia
– ½ xícara de chocolate sem lactose / sem glúten – picado
– ½ xícara de castanha do pará picada
– 02 xícaras de água morna
– 01 ovo

Modo de fazer: Na bacia da batedeira, misture os ingredientes secos, menos o sal. Acrescente a água e bata até que a massa fique homogênea. Depois, misture o óleo de coco ao ovo, bata com um fuê e adicione à massa. Bata mais um minuto. Acrescente os demais ingredientes e mexa com uma colher (agora coloque o sal – limão, laranja, fava de baunilha, chia, e por ultimo as castanhas e o chocolate.

Deixe crescer por 30 minutos em lugar fechado – microondas, por exemplo. Asse em forno pré aquecido a 180 graus, por 20 minutos e mais 10 minutos a 150 graus.

Dicas:

Você pode assar na forminha de papel, própria para Colomba. Pode usar a fominha de papel para panetone também. Unte as formas com óleo de coco.

Pode usar forma de bolo inglês, ou de pudim – como eu. Nesse caso, além do óleo de coco, use farinha de arroz também para untar a forma.

Tá pronto, tá gostoso, tá aprovado até pelo papis! Yum!