Oi geeente!
Esses dias uma leitora me pediu um bolo sem ovo. E gente, que difícil acertar a receita. Se fosse uma receita só vegana, seria mais fácil, mas sem leite, sem glúten e sem ovos, foi um desafio e tanto.

Testei a receita 3 vezes e agora cheguei numa consistência legal para os bolinhos – oba! E claro, vou compartilhar com vocês! 😉

Fiz duas versões: baunilha e cacau. E elas foram para cantar parabéns para chef da cozinha do Panelinha Saudável. No sábado ele trintou genteee! hihi (ele vai ficar bravo porque eu tô contando isso) e pra comemorar, tinha que ter bolinhos saudáveis, lóóógico!
Vamos a receita:

Ingredientes:
– 1 xícara de farinha de arroz integral
– 1/2 xícara de fécula de batata
– 1 colher de sopa de fermento químico
– 1 xícara de açúcar demerara
– Uma pitada de sal
– 2 colheres de café de essência de baunilha
– 2 colheres de sopa de óleo (de coco, canola ou girassol)
– 1 colher de sopa de vinagre branco
– 1 xícara de água
– 3 colheres de sopa de gel de linhaça*

*Para fazer o gel: Coloque duas colheres de sopa de linhaça e 6 colheres de sopa de água em um copo e deixe hidratando por no mínimo 30 minutos.

Modo de fazer: Peneire a farinha, o sal e o fermento. Adicione o açúcar e mexa. Adicione o restante dos ingredientes (coloque a água aos poucos – a massa não deve ficar tão líquida e talvez não seja necessário colocar toda a medida). Mexa com um fouet.
Distribua em forminhas de cupcake e leve ao forno pré-aquecido. Asse por cerca de 30 minutos a 180º.

*Para fazer com cacau: Adicione 1 colher de sopa de cacau em pó.

Recheio:
Paçoquinha: O de baunilha, recheei com paçoquinha – bati meia xícara de amendoim torrado com 1 colher de sopa de açúcar mascavo. Para de bater quando ele começa a ficar cremosinho. (Separe um pouco da farofa para decorar os cupcakes).

Brigadeiro de biomassa de banana verde: Veja a receita aqui

Para rechear: faça um buraquinho no meio dos bolinhos, coloque o recheio e coloque a cobertura.

Cobertura:
Para fazer a cobertura, fiz a receita da ganache funcional. Coloquei na geladeira por 30 minutos e depois, bati na batedeira – é a ganache batida.

Tá pronto! Tá gostoso! Tá delicioso!