Pelo que vejo nos posts de grupos de intolerantes no Facebook, muita gente sente falta de doce de leite – e ainda acaba gerando uma pequena confusão quando vê nos ingredientes dos doces comuns que contém a enzima lactase.
Gente, o que a maioria dos fabricantes respondem quando são questionadas em relação a isso é: a quantidade de lactase usada é mínima e usada com a intenção de dar mais consistência ao doce. E só!
Então, nada de sair comendo acreditando nos ingredientes, certo? Muito melhor é fazer o seu, com leite vegetal e sem qualquer possibilidade de passar mal.

Não é difícil, mas requer paciência porque demooooora. Vamos lá?!

Ingredientes:
– 1 litro de leite vegetal
– 6 colheres de sopa de açúcar demerara
– 2 colheres de sopa de açúcar mascavo
– 1 pitadinha de sal
– 1 colher de café de essência de baunilha (caseira é a melhor do mundo!)

Mexe e leve ao fogo por cerca de 1 hora. Mexendo sempre até começar a engrossar. Aí, você tem que ficar atenta pra que chegue ao ponto que você quer, e não fique nem muito duro e nem muito mole.

Tá pronto! E sim, reduz MUITO. Toda a água adicionada para fazer o leite tem que evaporar pra ele começar a dar ponto. 😉

Adicional: Para esse leite, usei 1 litro de água de coco e 1 xícara de amêndoas (de molho por 12 horas). A consistência do doce ficou beem melhor! 😉