Tô devendo esse post aqui desde o dia do meu aniversário, mas gente, fim de ano é tããão corrido no trabalho, no curso, na vida, que o post foi ficando. Mas, pronto, agora tá aqui pra todo mundo fazer em casa, nas festas de fim de ano, nos aniversários e quando mais quiser.

Não tem bruxaria nem receita mágica, e é super fácil. Há tempos eu queria fazer um naked cake sem lactose, mas fazer por fazer não dá né? Engorda! hihi! Então, esperei até o meu aniversário pra receita ser especial mesmo!

Massa:

– 2 xícaras não muito cheias de farinha de arroz
– 1 xícara não muito cheia de amido de milho
– 1 colher de sopa de fermento
– 2 xícaras de açúcar demerara
– 6 ovos (separados – leia bem o modo de fazer, tá?)
– 1 xícara de leite vegetal ou sem lactose

Modo de fazer:

– Bata as gemas com 1 xícara de açúcar

– Em um recipiente separado, misture a farinha, o amido de milho e o fermento, todos peneirados

– Bata as claras em ponto de neve, não muito dura, e acrescente 1 xícara do açúcar e deixe bater mais.

Nas gemas batidas, acrescente o leite quente, a mistura de farinha, amido e fermento. Bata suavemente com um pão duro. Acrescente as claras aos poucos. A massa fica leve e linda.

Ajeite com uma espátula para que não fique irregular. Asse em duas formas, em forno pré aquecido a 180º por cerca de 30 minutos. Pode fazer o teste do palito pra saber se está pronto.

Recheio e cobertura:

Usei ganache funcional com biomassa de banana verde. Deu medo?  Tá, vamos lá! (Aqui não tem todas as quantidades porque fiz a olho mesmo, tá?)

– Derreta o chocolate¹ amargo em banho maria
– Adicione duas colheres de sopa de biomassa de banana verde
– Quando o chocolate já estiver derretido e a biomassa bem misturada, desligue o fogo e acrescente meia caixa de creme de soja (uso da Tirol). Mexa bem e reserve. (Se você não tiver a biomassa, não tem problema, siga a receita da mesma forma que dá certo!)

¹Usei um chocolate que comprei na Argentina, não lembro a marca, sorry. Quando voltar lá, eu atualizo a informação aqui. Chocolate Garoto ou Harold, que é o que uso com mais frequência, tem glúten.

Coloque a massa num prato ou boleira, molhe um pouquinho (a farinha de arroz deixa a massa mais seca) com leite vegetal misturado com leite condensado de soja (SoyMilk). Coloque parte do chocolate derretido e frutas de sua preferência (usei morango e amoras). Coloque a outra massa por cima e repita o processo. Molhe a massa com a mistura de leite vegetal e leite condensado, coloque a ganache que sobrou por cima e decore como desejar.

naked cake sem lactose 2

Tá pronto e agora é só saborear! E quem fizer vem em contar o que achou, tá?!

*Lá em casa eu não contei pro povo que era com farinha de arroz e que tinha biomassa na ganache, porque cêis sabem né? Já ia rolar cara feia, nariz torcido, e gente não querendo comer. Acreditem, não dá pra sentir gosto diferente nenhum. Todo mundo comeu, repetiu e passou no controle de qualidade do meu sobrinho de 3 anos. Então, se vocês têm esse tipo de problema em casa, não falem os ingredientes. Se alguém perguntar, você diz que tomou lactase e pronto, problema resolvido. 😉