Cada vez que pesquiso e estudo sobre as opções de alimentação natural para intolerantes e caio nas opções veganas e funcionais, fico admirada do quanto a natureza é perfeita. Tudo o que precisamos tá ali, é só sabermos usar.

Pra quem sabe, o conceito de comida crudívora é cru. Não vai ao fogo ou forno e magicamente, acontece isso: uma torta linda, vegana, sem glúten e muito , muito saborosa. Faz aí que vai ser sucesso garantido! (Eu fiz uma mini tortinha, dividi todos os ingredientes por 3, mas vou passar a receita completa pra vocês!)

Ingredientes da massa:

– 360 ml castanha do Pará ou outra noz e amêndoas
– 240 ml de coco ralado
– 8 tâmaras

Recheio:

– 480 ml de castanha de caju (deixe de molho por pelo menos 12 horas)
– 1 colher de sopa de suco de limão
– 120 ml de xarope de agave (Pode substituir por melado de cana)
– 120 ml de óleo de coco
– 1 colher de chá de de extrato de baunilha
– 500g de morangos (deixe alguns para decorar)

Modo de preparo:

Para fazer a base, processe todos os ingredientes da massa no liquidificador até formar uma pasta. Depois, divida a massa em duas partes iguais. Cubra o fundo da forma com papel manteiga. Colocar a primeira parte da massa na forma e aperte com a mão para obter a base do bolo. Proceda da mesma maneira com a outra metade da massa em uma outra forma (ou prato). Leve ambas as bases para a geladeira.

Para fazer o recheio, coloque todos os ingredientes no liquidificar e bata até formar um creme liso. Também divida o recheio em duas partes iguais (nossa torta crua tem duas camadas, mas se quiser fazer com uma só, não tem problema).

Tire a base da geladeira e coloque a primeira camada de recheio. Leve a geladeira ou congelador novamente por mais uns 20 minutos. Retire, coloque a base que você fez separadamente, coloque o que restou do recheio e leve a geladeira por mais 20 minutos. Agora sim, é hora de tirar da forma.

Retire com cuidado para que não quebre, se precisar, alise com uma espátula e enfeite com os morangos que você deixou separado para isso. Só tire do congelador uns 15 minutos antes de servir para que o creme não derreta muito.

Dicas:

1) Você pode colocar pedaços de morangos no creme do recheio e misturar com suavemente com um pão duro

2) Para fazer a torta crua dessa forma, você vai precisar de uma forma alta, de fundo removível e de preferência, daquelas que abrem na lateral

3) Minhas mini tortinhas foram feitas no improviso. Cortei uma garrafa pet para usar como molde. Deu certo, mas dá trabalho! rsrs