Uma das aulas do curso de Gastronomia foi de reaproveitamento de alimentos. Entre outras coisas delícia, aprendemos a fazer esse bolo de casca de banana, que é super saudável e do bem. Essa receita eu fiz para o Quadro Sabores do Oeste, do programa Caminhos do Oeste. Quem quiser assistir o vídeo, é só clicar no link: Panelinha Saudável no Caminhos do Oeste

A banana é rica em potássio e a casca é rica em fibras – que auxiliam no bom funcionamento do intestino; tem luteína – um antioxidante que protege os olhos contra a exposição ultravioleta e combate a catarata, tem amido, ferro, cálcio, zinco, proteínas, lipídios, potássio, sódio, carboidratos, açúcares, vitamina A, B2, C1 e E e outros que fazem bem também para a pele e cabelo. Oba!

Mas tá, chega de falar, vamos ao que interessa. A receita!

Ingredientes:

– 4 cascas de banana limpas e picadinhas
– 2 xícaras de leite vegetal (ou sem lactose) – eu usei leite de coco
– 2 colheres de margarina sem lactose (becel azul)
– 2 ovos (clara e gema separados)
– 2 xícaras de açúcar demerara ou adoçante que você costuma usar
– 2 ½ xícaras de arroz integral (pode usar a normal e se não for celíaco, pode usar farinha de rosca)
– 1 colher de sopa de fermento em pó

Bata as claras em neve e reserve. No liquidificador bata as cascas, a gema, a margarina, o leite e o adoçante. Passe essa mistura para uma bacia e acrescente a farinha de rosca e mexa bem. Aos poucos e com delicadeza acrescente as claras em neve e o fermento.

Coloque em uma assadeira untada e em forno pré-aquecido a 180º, deixe assar por cerca de 40 minutos.

Cobertura:

– 4 bananas cortadas em rodelas
– 3 colheres de açúcar demerara
– Suco de meio limão
– Água quente

Deixe o açúcar queimar na panela e quando estiver todo derretido, coloque a água quente e o suco de limão. Em seguida acrescente as bananas e deixe a calda engrossar. Agora é só colocar por cima do bolo e enjoy!

A textura dele fica assim, mais úmida mesmo:

bolo casca banana

Dica 1: Aqui em Foz ainda não encontrei, mas existe farinha de rosca sem glúten, se você for celíaco, dá uma procuradinha. (Ou, você pode faze com as sobrinhas de pão sem glúten – O Panelinha aceita encomendas)

Dica 2: Para a cobertura, você também pode usar adoçante. É só fazer com quantidade menor de água, ou usar só o suficiente pra dar aquela melecada na banana e ela ficar mais molinha. (Stevia, por favooor!)

Dica 3: Para saber se o bolo está assado, a técnica do palitinho é válida.

Dica 4: Prefira bananas orgânicas por conta dos agrotóxicos que se prendem na casca das bananas de mercado.

Dica 5: A água para a cobertura precisa ser quente mesmo. Porque? Porque se você jogar água fria no açúcar que tá quente ele vai endurecer na hora.

E não esqueçam, para assistir o vídeo no Youtube, é só clicar no link: https://www.youtube.com/watch?v=bYbkzPjw9LM

caminhos do oeste