A primeira coisa que eu fiz depois que passei a usar a lactase por conta do curso de gastronomia foi tomar sorvete. Tipo criança quando sai da dieta de hospital, mesmo. Sério, era muita vontade, muito calor, e muita gordice. hihi

Mas, como a lactase não me faz efeito 100% não posso abusar e só tomo quando é necessário mesmo. E mesmo quando tomo, não abuso da sorte. Por isso, estava em busca de alguma receitinha gelada, sem lactose. Pra comer “sem culpa”. (Entre aspas, porque é gordinho).

Encontrei essa, feita com leite de soja em pó. Não vale comer tudo de uma vez porque a soja é um alimento alérgeno, lembra?

Vamos a receita?

– 1/2 xícara de suco concentrado de maracujá
– 1 xícara de açúcar demerara
– 1 xícra de leite de soja em pó (uso o Suprasoy, sabor original)
– 200 ml de água gelada

Bata tudo no liquidificador, até ficar homogêneo (vai colocando a água as poucos, pode ser que não precise da quantidade toda). Despeje em forminhas de gelo ou de silicone e deixe no freezer por pelo menos duas horas.

Aí, é só mandar pra dentro, com fruta, granola, polpa de maracujá, calda de chocolate sem lactose. O que mais você quiser.

Nota: Ele é bem gostosinho, mas não esperem algo com o sabor de um sorvete porque não é sorvete, não é feito dos mesmos ingredientes nem passa pelos mesmos processos. É um quebra galho, pra matar a vontade.