Então é assim… A pessoa aqui convive com muita gente que pode comer de tudo, e um dos assuntos na última semana foi: sorvete, vaca preta, sorvete, milk shake com sorvete. Tudo que NÃO POSSO!
Mas ok, quando a gente já tem um não a gente corre atras de um SIM, ESSE EU POSSO.

Em São Paulo eu tomei um gelatto maravideuso das galáxias, da Casa Elli – sérião gente, é impordoável não conhecer. É coisa de outro mundo de tão gostoso, e claro, opções veganas e orgânicas. Então, se alguém consegue fazer, é porque é possível – se é possível, a gente tenta. Se não é a gente tenta também. :)
Pesquisando nos sites gringos encontrei uma que me convenceu visualmente e me desafiou nos ingredientes. Um sorvete vegano com 4 ingredientes. Pensei: tá pra mim, vamos ver qual é!
E gente, inusitadamente a base do sorvete é: batata doce!
Não torçam o nariz! Eu torci e olha, tô pagando a língua porque me lambuzei de comer. Fica incrível!
Então, vamos parar de bate papo e colocar a mão na massa.

Ingredientes:
– ¾ xícara de purê de batata doce (cozida no vapor ou assada)
– 2 xícaras de leite de coco (usei o Sococo de caixinha por ser mais grosso, o caseiro fica mais ralinho – na receita pede o light)
– 1 ½ xícara de gotas de chocolate meio amargo sem leite*
– 1 colher de sopa de essência de baunilha (com a caseira fica incrível)
– ¼ colher de chá de sal

*Considerações sobre os ingredientes:
– A batata deve ser assada ou cozida no vapor para não juntar muita água que pode cristalizar e deixar o sorvete muuuito duro depois, ou não dar o ponto certo.
– O purê de batata doce deve estar muuuuuito bem amassado para não ficar pedaços no sorvete depois.
– *O chocolate que usamos na loja é o Callebaut, por não ter traços de leite, mas quem tem SÓ intolerância a lactose, pode usar outras opções mais em conta e tão boas quanto. Indico o Harald Melken Meio Amargo, que é o que eu uso em casa. E tem ainda essas outras opções: Chocolife Meio Amargo, Chocolife 70% para um sabor mais intenso, Alfarroba, e os chocolates da AMMA, que compro pelo site da Natue).

Modo de Fazer:

1) Derreta o chocolate em banho maria – cuide para não queimar.

2) Na tigela da batederia coloque o purê de batata doce, leite de coco, baunilha, sal e por último o chocolate derretido.
Bata em alta velocidade até a mistura fica bem homogênea. Prove e veja se precisa adicionar açúcar demerara ou outro adoçante de sua preferência.

Coloque essa mistura em um recipiente próprio para freezer e deixe congelando por cerca de 30 minutos. Depois desse tempo, abra ao recipiente e mexa. Coloque novamente no freezer e repita esse processo a cada 30 minutos por 4 vezes.
Depois, deixe descansar no freezer por pelo menos 12 horas e tá pronto.

Antes de servir, deixe ele em temperatura ambiente por aproximadamente 20 minutos para ficar mais molinho e ser servido em bolas.

Agora, enjoy meu bem que essa vida de intolerante é boa demais pra ser de verdade!
Comida boa, comida de verdade, comida limpa e que dá aquele abraço no coração. A gente vê por aqui! <3