A batata doce é bastante consumida principalmente pela galera do fitness porque é um carboidrato de baixo índice glicêmico (ou seja, demora pra ser absorvido em forma de glicose, e por isso, é um ótimo pré-treino). Hoje é possível encontrar várias receitas que levam a batata doce como ingrediente principal. Tem até brigadeiro de batata doce!

Eu tenho de ser sincera e dizer que não gosto de comer ela cozida ou assada do jeito tradicional. Acho muito seca, empaçoca na boca… curto não. Prefiro outros carboidratos para o meu pré-treino. Mas, eu gosto dela chips (e quem não gosta, né?). É fácil de fazer, rápido, fica gostosa e dá pra usar outros legumes também. Vamos lá!

  • Ingredientes:
  • Quantas batatas doce você quiser
  • Azeite de oliva
  • Temperinhos a gosto (sem exagero)

Se quiser descasque a batata ou lave bem e use com a casca mesmo (tem que lavar mesmo se for tirar a casca hem?! Sem preguiça!). Corte em rodelinhas que fiquem mais ou menos do mesmo tamanho. Se você tiver em casa, use o mandolin que fica bem mais fácil Eu não tenho, então vou na faca mesmo.

Cortou? Agora coloque todas em um prato ou forma (depende de você vai usar forno ou microondas). Dica: Não coloque rodelinhas em cima uma da outra se não elas não assam direito e não ficam crocantes, ok?

E o tempero? Então, você pode fazer de duas formas, escolha a mais prática:

  1. Coloque na forme, passe um fio de azeite por cima, jogue o sal, óregano ou ervas finas por cima e coloque para assar
  2. Coloque tudo em uma tigela e tempero tudojuntoemisturado. Azeite, sal, ervas finas ou óregano. Misture tudo e depois coloque na forma para assar.

Tempo: No microondas eu costumo deixar 13 minutos. Mas, é sempre bom ir cuidando pra não torrar as coitadinhas. No forno fica mais ou menos 35 minutos em fogo baixo. Mas, cada forno é um forno, então, de fez em quando dá uma espiada que pode levar mais ou menos tempo. Quando estiver douradinha, tá pronta. E tenha paciência, no fogo baixo fica muito melhor, acredite!

Variações

chips-cenoura(Chips de batata inglesa e cenoura. A foto não tá bonita, mas tava gostoso pra caramba! E como a foto da batata doce (a que tá lá em cima) ficou mega feia, peguei emprestada a foto do blog Frango com Batata Doce)

Esse chips pode ser feito com outros legumes também: eu já fiz com a batata inglesa, com cenoura e com pepino. Já vi de abobrinha, mas não fiz ainda. Temperinhos iguais e bem a gosto de cada um e só. Se conhecer mais alguma variação, conta pra galera!

Aprendi e vou te contar: Ficou curiosa pra saber o que é o mandolin né? Eu também não sabia. Aprendi ontem na minha primeira aula prática do curso de Gastronomia da Provopar e agora vou te contar e você vai querer um, com certeza!

mandolin-fatiador-cozinhaMandolin, você; você mandolin. Eu chamava de fatiador de legumes, mas né… agora vou chamar certinho. :)