Há algumas semanas aderia a Segunda sem Carne, então tenho buscado alternativas para ter uma refeição equilibrada desde o café da manhã.

Hoje, fiz o hambúrguer de grão de bico. Receita que adaptei levemente do site Cantinho Vegetariano. Eu já havia tentado antes, mas esqueci de deixar o grão de bico de molho e é claro, os grãos ficaram duuuuros, tipo pedra mesmo. Não rolou, então deixei cozinhar bastante e fiz só saladinha mesmo. Hoje o hambúrguer ficou lindão e delicioso. Ó a receita:

Ingredientes

– 1 xícara de grão-de-bico cozido e escorrido
– 2 colheres (sopa) de azeite (aproximadamente)
– 1 cenoura crua ralada no ralo fino
– 1/2 cebola picada
– 2 colheres (sopa) de salsinha picada
– 2 colheres (sopa) de aveia em flocos finos (ou farinha de amaranto, grão de bico)
– 1 colheres (sopa) de farinha de rosca sem glúten (até dar liga – ou mais um pouco da farinha acima)
– Sal e pimenta-do-reino a gosto

Preparo

Aqueça o azeite e refogue a cenoura, a cebola, a salsinha, e a aveia. Tempere com sal e pimenta. Reserve. Amasse o grão-de-bico com garfo ou use o processador até formar uma pasta grossa. Junte os demais ingredientes e misture manualmente.

Adicione a farinha de rosca até dar liga e mexa mais. Divida a massa e modele os hambúrgueres. Leve a geladeira por 1 hora, no mínimo. Asse em grelha ou no forno. (Assei no forno mesmo)

Obs: O grão de bico precisa ficar de molho antes de cozinhar (eu deixei a noite inteira).

Obs2: Como fiz hoje pela manhã, saí correndo pra não me atrasar para o trabalho e não tirei foto, então, peguei essa que visualmente tá bem parecida com o meu, mas a receita é diferente. 😉