Tenho testado algumas receitas de pão sem leite e sem glúten. A primeira foi um fracasso total, a segunda (que é essa) deu certo, mas ainda não saiu como eu gostaria. Ficou bem gostoso, mas vou continuar os testes. :)

Se tem uma coisa que eu sinto falta é pão caseiro, saindo do forno quentinho. Lembra infância, sabe? Tipo aqueles dias que a gente ficava o dia todo brincando na rua e quando chegava em casa, tava lá o bonito na mesa toda montada, com manteiga derretendo. Acho que sinto mais falta é das lembranças mesmo! rsrs

E por conta disso, tenho feito esses testes. Minha dica pra essa é: coma no dia que fizer. No dia seguinte senti ele um tanto ressecado. Vamos por a mão na massa?!

Ingredientes:

– 200 g de mandioquinha cozida (batata salsa, batata baroa)
– 200 g de fécula de batata
– 2 ovos
– 1/2 xícara (chá) de água
– 1/4 xícara (chá) de óleo
– 1 tablete de fermento biológico (15 g)
– 1 colher (chá) de sal
– 1 colher (chá) açúcar

Modo de fazer:

Super difícil – bata tudo na batedeira.

Coloque em uma forma untada com óleo e deixe descansar por 30 minutos. Pré aqueça o forno e asse por mais 30 minutos a 180º.

E aqui vai mais uma dica: quando você termina de bater a massa, parece que vai sair um pão pequeno, mas não esqueça que você colocou fermento e que a massa vai descansar por 30 minutos antes de assar – ou seja, ele vai crescer. Se você usar uma forma muito pequena, ele vai derramar na hora do crescimento. (Não conta pra ninguém, mas foi o que aconteceu com o meu!)