Já faz tempo que eu quero postar uma receitinha de pão por aqui e não estava dando tempo de testar receita com calma. Agora deu! Temos um pão sem glúten, sem leite/lactose, sem soja, sem açúcar branco, do jeitinho que a gente gosta.
Ficou tão delícia que fiquei em dúvida se deveria colocar o nome de Pãonelícia ou Pãonelinha, mas optei por Pãonelinha porque, vai que surge um mais delícia ainda, não é?!
A receita rende um pãozinho pequeno – deu 500g de massa, suficiente para uma forma de bolo inglês. Ficou bem macio e com casquinha crocante. Nhami!

Chega de blá blá e vamos por a mão na massa:

Ingredientes:
– 1 xícara de farinha de arroz integral
– 1/4 xícara de farinha de linhaça dourada
– 1/4 xícara de farinha de grão de bico/ou quinoa
– 2 colheres de sopa de polvilho doce
– 2 colheres de sopa de psílio
– 1 colheres de sopa de linhaça marrom
– 1 colher de sopa de gergelim
– 1 colher de sopa de fermento biológico
– 1 colher de chá de sal
– 2 colheres de sopa de açúcar demerara
– 1/4 de xícara de óleo de coco / girassol
– 1 ovo
– 1 colher de vinagre de maçã
– 100 ml de água

Junte todos os ingredientes secos e misture. Acrescente o óleo, água, ovo e vinagre e bata até que a massa fique homogênea. (Vá acrescentando a água aos poucos, caso o ovo for muito grande, é possível que não use os 100ml ou, caso contrário, precise mais)
Deixe fermentar por 30 minutos e asse em forno pré aquecido por 25 minutos a 180°.

Tá pronto, tá gostoso! Foi devorado em 5 minutos por aqui, com manteiga ghee, quentinho, derretendo, tipo casa de vó. Huuuum!

**Muitas pessoas me escreveram dizendo que não conseguem encontrar o psílio (ou psyllium) em suas cidades e não há substituto para ele. Em alguns lugares a gente encontra ele em cápsulas. O que pode ser feito é usar o conteúdo abrí-las e usar o conteúdo.
Quer comprar online? É só clicar aqui: Comprar psílio