Eu amo quiche, mas há muito tempo não comia porque sabemos, não é lá a comida mais saudável do universo. Além de ter leite na maioria dos recheios, a massa é bem gordurosa. Então, encontrei uma solução linda! Um quiche funcional e vegano. Ó que lindeza! E fica muito, muito bom mesmo!

*Essa versão tem glúten porque usei leite de aveia para fazer, mas podem optar por outras versões de leite vegetal, sem problemas.

Ingredientes:

– 2 xícaras de farinha de linhaça
– 2 colheres de gel de linhaça*
– Uma colher de café de noz moscada
– Uma colher rasa de café de cominho
– Uma pitada de sal marinho

*O gel de linhaça é substituto do ovo em receitas veganas. Basta misturar duas colheres de linhaça com 5 colheres de sopa de água e aguardar cerca de meia hora.

Misture tudo com as mãos e se precisar, pode adicionar água até dar liga na massa. Ela não deve ficar nem muito seca, nem muito úmida, o suficiente para distribuir em uma forma de fundo removível.

Com a massa já na forma, leve ao fogo médio por cinco minutinhos.

Para o Recheio:

– 1 copo de leite de aveia (fiz em casa, aqui tem receita)
– Sal marinho a gosto
– Pimenta a gosto
– Alho Poró (usei dois talos)
– 1 cenoura ralada
– 2 colheres de biomassa de banana verde (opcional – tem receita aqui)

Em uma panela coloque o leite de aveia, a biomassa e os temperos e espere engrossar. A aveia tem o mesmo efeito da maisena, engrossa as receitas que é uma beleza, então fique atento que a intenção é que fique consistente, mas não duro.

Na massa já pré-assada, coloque o alho poró e a cenoura (Se quiser colocar outros vegetais, fique a vontade, quanto mais, melhor!). Jogue o leite de aveia por cima e leve ao forno por mais 30 minutos em fogo baixo. Agora sim, está pronto e delicioso! Enjoy!

Obs: Quem quiser, pode colocar cottage sem lactose no recheio que fica bom também!

Fácil, né? Vai fazer? Volta aqui pra me contar! 😉