Estrogonofe sem leite ou com leite é um trem nada fotogênico né? Já vou começar pedindo desculpas por não ser uma foto linda, a fome tava grande demais para pensar numa super produção, rsrs. Mas o que o bichinho tem de feio no prato, ele tem de gostoso no estômago!
Domingo foi dia de estrogonofe lá em casa, e mamis fez sem lactose para a galera e eu fiz estrogonofe sem leite pra mim (lembra, são coisas diferentes, leia aqui)

Ficou tããão gostoso que é claro, a receita veio pra cá e você pode mudar de acordo com seu gosto. Então, vamos lá, mãos a obra:

Ingredientes:
Primeiro, da carne:

– Cerca de 300g de filé mignon (ou outra) em tiras
– 2 colheres de sopa de azeite
– 1/2 cebola picada
– 1 colher de sopa de molho inglês (opcional)
– Sal a gosto

Modo de preparo:
Tempere a carne com o molho inglês, sal e se quiser, pimenta. Deixe descansar uns minutinhos para ela pegar bem o tempero.
Aqueça o azeite na panela, refogue a cebola e adicione a carne. Adicione a água e deixe cozinhar até a carne ficar beeeem macia.

Enquanto isso, vamos fazer o molho:
– 1 1/2 xícara de castanha de caju crua e demolhada*
– 1 xícara de água
– 1/2 tomte sem sementes
– 1 colher de sopa de azeite de oliva
– Mais ou menos 1 colher de mostarda dijon**
– Sal a gosto
– Pimenta do reino a gosto

Adicionais:
– Salsinha picada a gosto
– Champignon picado (ou outro cogumelo a seu gosto)

Modo de preparo:
Primeiro, bata as castanhas com água no liquidificador. Adicione o tomate, mostar e azeite e por último, os temperos. (Se você tiver biomassa de banana em casa, 2 colheres de sopa vai muito bem! A minha acabou :( )
Pronto, o molho tá pronto.
Agora, é só misturar com a carne, adicionar os cogumelos (champignon) e a salsinha picada. Corrijir o sal e pode servir que é sucesso garantido!

Observações:
* Deixe as castanhas de molho por pelo menos 4h (eu fiz com a castanha torrada sem sal, que era o que eu tinha em casa e deu super certo, sem deixar de molho)
** Fui colocando a mostarda a olho e experimentando. O ideal é que todos os sabores fiquem bem equilibrados e nenhum se sobressaia sobre o outro.
*** Você pode trocar a carne por cogumelos e ter um delicioso estrogonofe vegano, vai ficar mara, com certeza!