Eu tô atrás da receita perfeita do pão sem glúten e sem lactose há algum tempo. Já saiu muita coisa dessa cozinha, até pão arma, daqueles que se jogar na cabeça de alguém, mata. Sabe?

Mas dessa vez, acertei. Adaptei uma receita e ficou delicinha demais. Fofinho, não ficou com aquela cara de pão de queijo que algumas receitas que levam polvilho ficam (e textura tbm). Ficou pão, com cara de pão e gosto de pão.

râmo pra receita, gente bonita?!

Ingredientes:

– 2 xícaras de chá de creme de arroz integral*
– 1 xícara de chá de fécula de batata
– 3/4 de xícara de chá de amido de milho
– 2 colheres de sopa de açúcar demerara
– 2 colheres de chá de goma xantana
– 1 1/2 colher de chá de fermento em pó
– 1/2 xícara de chá de leite vegetal (usei leite de coco)
– 1 xícara de chá de água
– 1/4 de xícara de chá de óleo de sua preferência
– 1 colher de chá de vinagre
– 5 ovos batidos
– 1 pitada de sal (generosa)

*O creme de arroz a gente compra no mercado mesmo, fica junto com amido de milho e tal. Usado pra preparar papinha de nenén. 😉

Modo de fazer: 

Pré aqueça o forno a 180º. Enquanto isso, vamos para o preparo da massa.

Coloque em uma tigela o todos os ingredientes secos e misture. Depois, coloque o leite vegetal, a água, o óleo, o vinagre e os ovos batidos. Misture bem e sove a massa até que ela fique homogênea. Ela não vai ficar lisinha igual a massa de pão tradicional. Vai ficar grudentinha, mas ela é assim mesmo.

Faça o formato que você desejar. Se quiser, polvilhe a massa com um pouco de creme de arroz, só pra ficar mais fácil de manusear. Coloque em uma assadeira untada e asse em fogo baixo por uma hora. (Pode fazer o teste do palito).

Tá pronto! Tá lindo! Tá gostoooso demais!