Depois de acertar a receita do Suflê de chocolate sem lactose, sem nadinha de leite e glúten na verdade, fiquei com vontade de fazer o suflê de legumes. Minha recordação sobre suflê é ele baixando em todos os filmes americanos, rsrs. E é daí que vem o medo de errar, mas deu certo! Êêê! E meu suflê sem leite, sem glúten e sem soja, ficou delicioso MESMO, todo mundo aqui em casa adorou, então anota a receita e aproveita pra fazer nessa Segunda sem Carne.

Bom, já vou começar dizendo que a receita é feita em partes, então, presta bem atenção pra não precisar deixar panela no fogo pra fazer outra coisa, e nem esquecer nenhum ingrediente.

Ingredientes:

1ª etapa:
1 cenoura ralada
1 abobrinha ralada
1 xícara de chá de ervilha/milho
Azeite o quanto baste
Sal a gosto

**Pode adicionar outros, como: brócolis, couve flor, tomates (Usei os que eu tinha em casa)

2ª etapa:
1 cebola picadinha
2 colheres de sopa de manteiga ghee (ou óleo de girassol ou de arroz)
2 colheres de sopa de farinha de arroz integral
300 ml de leite vegetal (usei de inhame)
Salsinha e cebolinha verde a gosto
Sal a gosto
4 gemas batidas (com um fouet ou garfo mesmo)

3ª Fase:
4 claras

Modo de fazer:
1ª etapa:
Em uma panela, aqueça azeite suficinete para refogar a cenoura, abrobrinha, milho e demais legumes. Nesse processo, já coloque o sal e temperos que quer usar. Reserve. (IMPORTANTE: Tire toda a água dos legumes já refogados, precisamos deles mais enxutos).

2ª etapa: Coloque a manteiga ghee em uma panela já aquecida para refogar a cebola. Adicione as duas colheres de farinha de arroz e mexa até que fique bem incorporado. Adicione o leite vegetal aos poucos e sem parar de mexer para bão empelotar. Continue mexendo para cozinhar bem até que engrosse. Espere esfriar um pouco e adicione as gemas batidas, adicione os legumes, salsinha e cebolinha e mexa bem. Enquanto esfria, vamos a última etapa.

3ª etapa: Bata as 4 claras em neve até que forme picos duros – quando você tira o batedor e ela não mexe. Incorpore as claras aos poucos ao creme com os legumes, mexendo delicadamente até que tudo esteja bem incorporado.

Agora, é só colocar em um refratário untado, em forno pré aquecido a 180ª, por cerca de 30 minutos.

*Duas coisas importantes:
1) Enquanto o Suflê estiver no forno, não abra a porta pra ficar conferindo.
2) Cuidado ao incorporar as claras em neve. Coloque aos poucos e mexa, mais um pouco e mexa. Nós precisamos daquele arzinho que fica nas claras para o suflê crescer!

Agora, é só aproveitar!