O chá de hibisco tem sido muito usado em dietas para emagrecimento que prometem eliminar vários quilos em poucos dias. Mas a intenção aqui não é essa. É só mostrar os benefícios e propriedades dessa florzinha.

A primeira: Ajuda a combater a retenção de líquidos. (Sou dessas que malha, malha, corre, caminha, mas não sua, sabe? Isso mudou depois desse chá, e da mistura de Chá Verde + Limão + Gengibre, que falei em outro post).

Segundo matéria do site M de Mulher um estudo americano apontou que o chá de hibisco possui uma substância chamada faseolamina, que inibe a ação da enzima responsável pela quebra do carboidrato. Isso reduz a absorção desse nutriente e favorece a perda de peso.

Outra vantagem é que ele tem pouca cafeína, o que torna o chá levemente calmante e por consequência, diminui a ansiedade e o estresse corporal. Além disso, o hibisco tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.

Como tomar?

Ferva 1 litro de água. Desligue o fogo quando a fervura estiver começando e acrescente 2 colheres (sopa) cheias do hibisco seco ou 2 sachês. Deixe em infusão por 5 minutos e coe. Evite voltar a ferver a bebida, o que diminui os efeitos da planta.

O ideal é tomar 1 litro ou 5 xícaras por dia, mas eu tomo uma ou duas (tomo outros chás durante o dia). O consumo ideal é antes ou após as refeições – isso porque, segundo a matéria que citei acima, a planta consegue impedir, no intestino, parte da absorção do carboidrato e da gordura dos alimentos.

Cuidado: Pessoas com pressão muito baixa devem consultar um médico antes de inserir o chá na dieta.